quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Armadura lamelar na Escandinávia Viking


Reconstrução de um guerreiro de Birka. Hjardar -Vike 2011: pág. 347.
Traduzido por: Stephany Palos e
Hrafnar.
Essa é uma tradução autorizada de umartigo publicado por Tomáš Vlasatý, colega historiador e recriacionista histórico da República Tcheca do projeto Forlǫg, sobre o uso da armadura lamelar na Escandinávia durante a Era Viking, especialmente durante os séculos X e XI d.C. Se você gostou deste artigo, você pode apoiar o autor no site Patreon.
A questão da armadura lamelar é popular entre os especialistas e entre os reencenadores, tanto os veteranos quanto para os mais leigos. Eu mesmo lidei com essa questão várias vezes o que me levou a muitas descobertas, praticamente desconhecidas, desde o Snäckgärde de Visby à Gotland, que não sobreviveram, mas são descritas pelo padre Nils Johan Ekdahl (1799-1870), que pode ser chamado de “O primeiro arqueólogo cientifico de Gotland”.
As conclusões do Snäckgärde, em particular, são desconhecidas, e foram encontrados a menos de 200 anos atrás e assim como também foram perdidas. A literatura que escreve sobre este tema é pouco acessível, e os estudiosos sobre o assunto que não são suecos, dificilmente o conhecem ou tem acesso a ele. Tudo o que eu consegui descobrir é que no ano de 1826, foram examinadas 4 sepulturas com esqueletos na localidade de Snäckgärde (Visby, Land Nord, SHM 484), e o mais interessante dessas 4 sepulturas, estão nas sepulturas 2 e 4 (Carlson 1988: 245; Thunmark-Nylén 2006: 318)
Sepultura nº 2: sepultura com esqueleto voltado para a direção Sul-Norte, acompanhado por algumas pedras esféricas. O equipamento funerário consistia de um machado de ferro, um anel localizado na cintura, dois grânulos opacos na área do pescoço e “algumas peças de armadura sobre o peito” (något fanns kvar and pansaret på bröstet).
Sepultura nº 4: sepultura com esqueleto orientado na direção Oeste-Leste, túmulo esférico com altura de 0,9m e afundado ao topo. Dentro encontra-se um caixão de pedra calcaria, medindo 3m×3m. Foi encontrado uma fivela no ombro direito do corpo. No nível da cintura, foi encontrado um anel do seu cinto. Outra parte do equipamento consistia em um machado e “várias escamas de armadura” (några pansarfjäll), encontrada em seu peito.
A julgar pelos restos funerários, pode-se supor que as sepulturas correspondem a dois homens que foram enterrados com armadura. Claro, não podemos dizer com certeza que tipo de armadura era, mas parece ser uma armadura lamelar, sobretudo pelas analogias que apresentam com outros achados (Thunmark-Nylén 2006: 318). Data-los é algo problemático. Lena Thunmark-Nylén tentou fazer em suas publicações sobre a Gotland viking. Nelas, datam as sepulturas como pertencentes a Era Viking, devido as características das fivelas e dos cintos. No entanto, os resultados que parecem ser mais importantes para esta questão, são os machados. Principalmente o que foi encontrado na sepultura número 2 (jugando pelos desenhos de Ekdahl, que parece ser um machado de duas mãos danes), foi datado a partir do final do século X d.C. ou início do século XI d.C. (ver http://sagy.vikingove.cz/nekolik-poznamek-k-pouzivani-sirokych-seker/).
O que era pertencente a sepultura número 4, estava recoberta de bronze. Ambos os recursos dos machados são similares a outros exemplares do século XI d.C., por isso, podemos supor que as sepulturas pertencem a este mesmo período, apesar de que há algumas variações na estrutura e orientação das tumbas (ver  http://sagy.vikingove.cz/hrob-langeid-8/).

Salão com os achados de anéis e outras peças das armaduras lamelares. Retirado de Ehlton 2003:16, Fig. 18, Criado por Kjell Persson.
As lamelas estavam espalhadas em volta do chamado Garrison (Garrison/Garnison) e eles numeraram 720 peças (a maior parte continha a partir de 12 peças). 267 lamelas poderiam ser analisadas e classificadas em 12 tipos, o que provavelmente serviu para proteger partes diferentes do corpo. Estima-se que a armadura de Birka protegia o peito, costas, ombros, barriga e pernas até os joelhos (Stjerna 2004: 31). A armadura foi datada da primeira metade do século X (Stjerna 2004: 31). Os estudiosos concordam que a lamelar é nômade, com origem no Oriente Médio, próximo a Balyk-Sook (exemplo retirado de Dawson 2002;Gorelik 2002: 145; Stjerna 2004: 31). Stjerna (2007: 247) pensa que a armadura e outros excelentes objetos não foram designados para a guerra, e eram muito simbólicos (“A razão para se ter tais armaduras, foi certamente outra que não militar ou prática“). Dawson (2013) está parcialmente em oposição e afirma que a armadura foi erroneamente interpretada, pois apenas três tipos de oito poderiam ser lamelares, e o número de lamelas reais não é o suficiente para meio peitoral da armadura. A conclusão dele é que as lamelas de Birka são somente pedaços de sucata reciclada. Na luz das armaduras de Snäckgärde, que não estão incluídos no livro de Dawson, eu particularmente, considero esta afirmação muito precipitada.
Reconstituição da armadura de Birka, baseada na armadura de Balyk-Sook. Retirado de Hjardar –Vike 2011: 195.
As pessoas muitas vezes pensam que há muitos achados na área da antiga Rússia. Na verdade, existem apenas alguns achados do período que consiste entre o século IX ao XI, que pode ser interpretado como importações do Leste, assim como o exemplo de Birka (conversa pessoal com Sergei Kainov; ver Kirpicnikov 1971: 14-20). A partir deste período inicial, os achados vêm do exemplo de Gnezdovo e Novgorod. O material russo deste tipo, datado entre os séculos XI e XIII d.C., é muito mais abundante, incluindo aproximadamente 270 achados (ver Medvedev 1959Kirpicnikov 1971: 14-20) sendo importante notar que desde a segunda metade do século XIII d.C., os números de fragmentos de argolas de cota de malha são quatro vezes maior que lamelas de armaduras lamelares, apontando que a malha era o tipo predominante de armadura no antigo território russo (Kirpicnikov 1971: 15). Com grande probabilidade, a armadura lamelar da antiga Rússia da Era Viking, vem do Bizâncio, onde era muito dominante, graças ao seu design simples e ao baixo custo de produção, já no século X (Bugarski 2005: 171).
Nota para os reencenadores
A armadura lamelar tornou-se muito popular entre os reencenadores históricos. Tanto que em alguns festivais e eventos com batalhas, as armaduras lamelares constituem de 50% (ou mais) do que outros tipos de armadura. Os principais argumentos para o uso são:
  • Baixo custo de produção
  • Mais resistente
  • Produção rápida
  • Parece ser mais legal
Embora estes argumentos sejam compreensíveis, eles permanecem totalmente inadequados. Para contrariar tais argumentos não é correta na reencenação histórica dos nórdicos da Era Viking. O argumento de que este tipo de armadura foi utilizado pelos Rus, pode ser contrariada, mesmo em tempos de maior expansão das lamelares na Rússia, o número de armaduras de malha de metal (cotas de malha), quadriplicou, além de que a primeira citada (armadura lamelar), eram importadas do Oriente. Se mantivermos a ideia básica que a recriação histórica deve-se basear-se na reconstrução de objetos típicos, então nos deve ficar claro que a armadura lamelar é adequada apenas para recriação de guerreiros nômades e bizantinos. Obviamente, o mesmo se aplica a armadura lamelar de couro.
Um bom exemplo de armadura lamelar, Viktor Kralin.
Por outro lado, os achados de Birka e Snäckgärde sugerem que na região oriental da Escandinávia poderia haver uma recepção deste tipo de armadura. Mas antes de qualquer conclusão, temos que levar em consideração que Birka e Gotland tinham um fluxo grande, frequentemente visitadas por comerciantes de uma longa distância e outras grandes massas de pessoas, provenientes em particular da Europa Oriental e Bizâncio, assim como tinha uma grande influência nestes locais. Esta, também é a razão, para a acumulação de artefatos de proveniência oriental, que não eram encontrados na Escandinávia. De certo modo, é estranho que não foram realizados mais achados similares nestas áreas, especialmente correspondentes ao período do domínio bizantino. Mas isto não quer dizer que as armaduras lamelares foram frequentes nesta área, pelo contrário, este tipo de armadura se encontra quase isolado de qualquer tradição guerreira nórdica. Por outro lado, a armadura de malha, como na antiga Rússia, pode ser identificada como a forma de armadura predominante na Escandinávia durante a Era Viking. Isso pode ser verificado pelo fato de que os anéis de cota de malha, em si, foram encontrados em Birka (Ehlton 2003). Com respeito a produção da armadura lamelar no território escandinavo e russo, não existe nenhuma evidencia que demonstre que isso acontecia.
Para incluir a armadura lamelar no recriacionismo histórico, deve-se cumprir:
  • Unicamente fazer reconstrução das regiões do Báltico e Rússia.
  • Permitir um uso limitado (por exemplo, uma armadura por grupo ou um por cada quatro pessoas com cota de malha).
  • Somente utilizar as lamelas de metal. Nada de couro.
  • As formas das peças utilizadas devem corresponder com os achados de Birka (em alguns casos são vistos alguns modelos de Visby, sendo isto um grande erro).
  • Não combinar com elementos escandinavos (fivelas, cintos, roupas, etc.)
  • A armadura deve ser semelhante a original e deve estar acompanhada das demais partes do traje.
Se estamos agora em um debate entre as duas posições: “SIM, usar a armadura lamelar” ou “NÃO, não se deve usar a armadura lamelar”, ignorando a possibilidade de “ sim ao uso da armadura lamelar (mas com os argumentos mencionados) ”, eu escolheria a opção “sem armadura lamelar”. E o que você acha?
Bibliografia
Bugarski, Ivan (2005). A contribution to the study of lamellar armors. In: Starinar 55, 161-179. Online: http://www.doiserbia.nb.rs/img/doi/0350-0241/2005/0350-02410555161B.pdf.
Carlsson, Anders (1988). Penannular brooches from Viking Period Gotland, Stockholm.
Ehlton, Fredrik (2003). Ringväv från Birkas garnison , Stockholm. Online: http://www.erikds.com/pdf/tmrs_pdf_19.pdf.
Dawson, Timothy (2002). Suntagma Hoplôn: The Equipment of Regular Byzantine Troops, c. 950 to c. 1204. In: D. Nicolle (ed.). Companion to Medieval Arms and Armour , Woodbridge, 81-90.
Dawson, Timothy (2013). Armour Never Wearies : Scale and Lamellar Armour in the West, from the Bronze Age to the 19th Century, Stroud.
Gorelik, Michael (2002). Arms and armour in south-eastern Europe in the second half of the first millennium AD. In: D. Nicolle (ed.). Companion to Medieval Arms and Armour, Woodbridge, 127-147.
Hedenstierna-Jonson, Charlotte (2006). The Birka Warrior – the material culture of a martial society, Stockholm. Online: http://su.diva-portal.org/smash/get/diva2:189759/FULLTEXT01.pdf.
Kirpicnikov, Anatolij N. (1971). Древнерусское оружие. Вып. 3. Доспех, комплекс боевых средств IX—XIII вв, Moskva.
Medvedev, Аlexandr F. (1959) К истории пластинчатого доспеха на Руси //Советская археология, № 2, 119-134. Online:http://swordmaster.org/2010/05/10/af-medvedev-k-istorii-plastinchatogo-dospexa-na.html.
Stjerna, Niklas (2001). Birkas krigare och deras utrustning. In: Michael Olausson (ed.). Birkas krigare, Stockholm, 39–45.
Stjerna, Niklas (2004). En stäppnomadisk rustning från Birka. In: Fornvännen 99:1, 28-32. Online:http://samla.raa.se/xmlui/bitstream/handle/raa/3065/2004_027.pdf?sequence=1.
Stjerna, Niklas. (2007). Viking-age seaxes in Uppland and Västmanland : craft production and eastern connections. In: U. Fransson (ed). Cultural interaction between east and west, Stockholm, 243-249.
Thunmark-Nylén, Lena (2006). Die Wikingerzeit Gotlands III: 1–2 : Text, Stockholm.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Final de temporada e insights para as próximas atividades.

Estava demorando pra escrever esse post. Embora a demora foi bem aproveitada, afinal. E ao invés de uma coisa mais aberta e vaga sobre conceitos, hoje vou falar sobre experiências pessoais e percepções de grupo, ou limitações da nossa época.

A "Temporada" é como eu chamei o período de julho até o final de setembro deste ano de 2016. Foi a época de todo esse meu período no reenactment em que eu mais recriei ou tentei recriar o passado. Obviamente muito longe do que eu gostaria, mas foi um bom "recomeço". Deixo claro, porém, que não estou colocando defeitos nas tentativas ao dizer que estão longe do ideal e assim como o primeiro desenho de Da Vinci certamente não foi lá essas coisas, foi fundamental para que ele se tornasse quem se tornou.

No Brasil, como bem sabemos, não temos ainda uma cultura da coisa (por mais que a coisa esteja mudando como falei nos últimos posts) e ainda vão alguns bons anos ou até umas décadas pra podermos ter uma prática melhor da recriação histórica focada na idade média. Mas é normal, e é bom que erremos e erremos de novo e de novo para aprendermos com nossos erros de verdade. Só a experiência traz a verdadeira sabedoria, como ouvi uma vez e isso é fato. Não importa quantos gringos venham aqui e nos falem "é assim que se faz", nós provavelmente iremos deixar algo passar e vamos descobrir da pior maneira, porque eles não estão nos dizendo como NÃO fazer. Então temos que tentar até que a coisa fique redonda, mesmo sabendo que não vai ficar por algum tempo.

Então, com essa ideia em mente, eu sai visitando alguns eventos, amigos e lugares para tentar ter essa vivência com ou sem o meu grupo pra que consigamos um dia conversar com os outros grupos ao redor e dividir experiências que deram certo e, principalmente, que deram errado.

Comecei "A Temporada" visitando os amigos do Hvíti Drekinn, no interior de São Paulo. Tínhamos um pequeno evento fechado entre nossos grupos, mas no final fizemos o que pudíamos com apenas três pessoas. E isso é uma coisa importante para todo reenactor que quer fazer a coisa andar: faça mesmo que esteja sozinho, que vai aprender do mesmo jeito.

Montamos uma tenda, fizemos uma fogueira e preparamos a refeição. Conversamos sobre a atividade em si, sobre a montagem do "acampamento" e deu pra pensar em coisas como logística, ócio e sobre maneiras adequadas se se proteger do clima. O bom de ter sido literalmente um pasto, com uma série de obstáculos do ponto de campo pro ponto onde tiramos as coisas do carro, deu um pouco a ideia de como pode ser exaustivo caminhar sob o sol (embora estivéssemos no inverno, estava quente e se formos pensar que a temporada de "sair de casa" antigamente era no verão, dá pra ter uma base) ou em um lugar lamacento, mesmo que aberto, com todo o equipamento pra se montar uma fortificação inteira. E nem tanto pela questão do peso, mas do volume e quantidade de viagens pra se pegar tudo.

Isso que nós três dividimos a mesma tenda e tínhamos comida para três pessoas comerem por dois dias. Claramente estávamos fazendo alguma coisa errada e um erro que é comum até mesmo lá fora entre as pessoas mais experientes. Se formos parar pra pensar num bando invadindo a Inglaterra em pleno século IX ou então no fyrd anglo-saxão percorrendo 320km em uma semana antes de Hastings, ficou óbvio que você só deve levar para um acampamento realmente autêntico o que você pode carregar sozinho. Ou, talvez, num barco caso você vá recriar alguém que está perto de uma praia ou margem de um rio.

"Mas um soldado romano carregavam cerca de 50kg de equipamento nas costas", sim, eventualmente, mas não carregava traves de uma tenda com 4m de comprimento cada como parte desses quilos. Além de muitas vezes fazer isso por estradas e com ajuda de animais de carga.

"Na guerra dos cem anos a armadura de um soldado podia pesar cerca de 40kg, só ela". Pois é, mas alguém com tal armadura teria um cavalariço, mulas e cavalos também.

O fato é que me refiro especificamente à Era Viking aqui, pois é o período que estudo e busco recriar. Dá pra pensar em comitivas, escravos e tal, mas se o seu grupo não consegue levar todo o equipamento do estacionamento até o local da vivência em uma única viagem, talvez seja bom rever o que está havendo. Ou criar uma boa desculpa como "eu teria um burro pra subir essa montanha e cruzar essa floresta" (Nope).

O lugar seguinte foi uma semana depois, na Oenach na Tailtiu no RJ. Evento que eu já conheço e adoro, não é uma festa recriacionista, mas sim uma festa com uma temática celta (celta mesmo, não fadinhas e duendes, que fique claro).

Cheguei uns dias antes, com algumas das ideias em mente, mas não tanto porque estava indo para fazer uma demonstração do meu trabalho. Então tinha que, obrigatoriamente, fazer várias viagens pra levar algumas ferramentas, o material de camping e também deixar escondido na barraca as coisas do século XXI, já que eu ficaria todo o evento alojado numa clareira sem ter onde colocar as roupas com as quais eu lá cheguei.

Então montei a tenda com bambu. Foi uma oção ao mesmo tempo histórica e não histórica. Não histórica porque era bambu, mas a parte correta é que tentei usar o que havia de madeira no local ao invés de carregar a armação. Acredito que seria algo que as pessoas antigamente fariam, a menos que estivessem indo para uma thing na Islândia, já que não existem muitas árvores por lá.

A parte boa da clareira onde fiquei foi a companhia. Reenactment é uma atividade social, afinal. E essa clareira foi reservada aos visitantes do evento que possuíam um recorte "viking" e que tinham tendas históricas. O Jansen, da organização da Old Norse, o grupo Haglaz e o grupo Antigas Serpentes chegaram com tudo. Então deu uma atmosfera bacana no local. Escudos, lanças, elmos e acessórios de cozinha, duas fogueiras, uma fornalha de redução, muitos quilos de carvão, lenha. Foi uma festa à parte.

Claro que tudo isso acompanhado de garrafas de Montilla e Cantina da Serra, galões de água mineral, copos descartáveis e canecos de alumínio, além de sacos plásticos pra coleta de lixo. Nem tudo são flores, mas mesmo como disse, não era uma festa exclusivmente para recriação histórica, então não foi um incômodo.

Porém tentamos fazer uma alimentação mais autêntica, comendo frutas, carnes, o famoso "Apple-Bacon", queijos, pães... na clareira não havia batata e isso já é algo digno de menção. E pra encerrar ainda houve cantoria ao redor do fogo. Não no sentido hippie da coisa, mas com músicas de temáticas que tinham a ver com o ambiente. Só faltou o Benjamin Bagby recitando Beowulf e tocando lira.

Depois da Oenach eu fiquei pensando em como seria se eu não tivesse levado coisas para vender ou ferramentas pra trabalhar. Mas ao mesmo tempo fiquei pensando em como seria um ferreiro itinerante naquela época. É óbvio que a caixa de ferramentas de Mastermyr não se carregava sozinha e nem por apenas uma pessoa, ainda mais tendo em mente uma tenda ou qualquer proteção contra o clima úmido em Gotland. Assumo que ainda estou pensando em soluções para um ferreiro viajante do século IX que possa envolver apenas mais uma pessoa, ao invés de uma comitiva. As fontes textuais sugerem que um ferreiro e um ajudante funcionariam muito bem, afinal.

Regressando à SP, inspirado pelas atividades do grupo Haglaz (que já mensionei aqui antes) e pelos dois fins de semana de campo, convenci meu grupo a ir em um acampamento nosso, no estilo "leve o que tiver de histórico e improvise com o resto".

Antes disso, no entanto, participei das gravações de um comercial de veículo. E é importante citar isso aqui pela quantidade de pessoas envolvidas, pelo terreno e pelo desgaste físico e psicológico que todo mundo teve. E a parte que diz respeito ao blog: "vestidos de vikings".

Temos achados arqeuológicos o bastante de calçados da época, sabemos pelo menos nessa parte "exatamente" como eles eram. E mesmo assim enfrentamos problemas com escorregões, dores nos calcanhares, pés torcidos e coisas do gênero. Claro que a vegetação rasteira da região do Vale do Paraíba é diferente da que existe na Europa, mas enfim, foi um desafio pensar em alguém percorrendo quase 45km num dia numa região de brejos como é o sul da Inglaterra daquela maneira.

Claro, estávamos com vários quilos de armaduras e com lanças que pesavam pelo menos 8 vezes mais do que deveriam, mas ficamos apenas um dia. A noção de exigência, de dever a se cumprir, de evitar dar pra trás mesmo com o cansaço e tudo o mais me fez entender por que é tão comum em relatos do período a ideia de um guerreiro profissional abandonando sua cota de malha no meio de uma batalha pra lutar desprotegido. E o fator emocional e mental de ter alguém lhe dando ordens sem sentido que devem ser obedecidas me fez pensar num campo de batalha. E isso é reenactment, afinal.

Embora ninguém ali corresse risco de vida e todos soubessem que voltariam para casa, ter uma pessoa despreparada gritando o que você deve fazer e refazer infinitamente durante muitas horas é extremamente cansativo. Ainda mais quando essa pessoa está na sombra e água fresca enquanto você tem que respirar fumaça. Talvez seja um certo problema meu em reconhecer autoridades onde não existam, pode ser, mas imagino que quando você está com a cabeça por um fio você comece a questionar autoridades, mesmo que existentes. A diferença, talvez, é que numa situação de risco você pode extravazar a sua raiva matando pessoas ao invés de obedecer por um cachê.

Então acho que como experiência de levar um sujeito - de armadura, no calor, doente, dormindo pouco mais de 3 horas em alguns dias (como foi o meu caso em particular antes das gravações), com superiores desconhecidos e tudo o mais - à exaustâo física valeu totalmente a pena para repensar uma grande batalha reencenada. Foi cansativo mesmo sabendo que eu estava seguro. Recomendo a experiência.

Mas então, no fim de semana seguinte finalmente o Escudo dos Vales foi ao campo. Novamente o problema das várias viagens surgiu. Especialmente pelo fato de termos a péssima mania de levar o século XXI ao acampamento em forma de malas, roupas e tudo o mais. E comida, muita comida.

E é outro problema da recriação. Tentar reconstituir uma alimentação cotidiana numa situação que exige fastfood. Num acampamento, exceto no caso de um grande evento regional, ninguém vai comer carneiro, porco, vaca... Geralmente você vai comer o que tiver disponível ou comidas fáceis de transportar.

Porém não temos como sair pra caçar coelhos e javalis no meio da mata atlântica. E quantos de nós possui a habilidade de pelar, limpar, separar bons cortes e tudo o mais? E ainda que tivéssemos um javali ali, dando sopa, quem chegaria perto dele sem estar devidamente preparado (se é que tem como se preparar muito contra um animal que quanto mais ferido mais agressivo fica)? Então ok, acho que pro reenactor comum, levar comida é 100% aceitável, porque no local não vai encontrar e, se encontrar, não estamos num ambiente que nos provém aquilo que alguém na Europa Setentrional teria à mão.

E se formos ter em mente que as pessoas saíam pra caçar e voltavam, pois é, mais uma viagem a ser feita pra sustentar o acampamento com comida. E aí surge a ideia do "vou aproveitar que só levo toda essa comida na bolsa, levo junto outras coisas". E começamos a inflar o acampamento novamente, com mais coisas do que talvez seria autêntico pro período. Isso sem nem mencionar a grande quantidade de ânforas e copos de cerâmica. Como transportar tudo isso?

Vão surgindo problemas. Ainda mais quando o local do camping fica a 50m de distância. Pra cima. Pensando em Noruega, isso é fichinha perto da topografia de um fiorde e mesmo assim gera uma grande dificuldade quando se sobe com comidas, barracas, recipientes...

A idéia era fazer um acampamento em uma época de paz, mas de repente tínhamos elmos e escudos dividindo espaço com panelas e tripés. E se for parar pra pensar, antigamente teria também, porque nenhuma estrada era segura como é hoje. E hoje é um bom exemplo de que não tem segurança em estradas.

Infelizmente ainda tínhamos embalagens modernas à vista e apenas uma barraca histórica (embora, novamente, montada com bambu). Tínhamos carnes que dificilmente conseguiríamos transportar por mais de uma semana se estivéssemos no primeiro milênio, tínhamos tochas dessas feitas de bambu com uma latinha cheia de óleo e não sabíamos como seria fazer aquilo numa região sem rios ou água potável, já que estávamos do lado de uma nascente confiável e que ninguém teria diarréia se bebesse a água. Ferver água pra meia dúzia de pessoas, esperar esfriar, ferver mais e não ter muito lugar pra guardar essa água é uma coisa a se ter em mente. E nem sempre as pessoas tinham um rio ali do lado. Ou se tinham, nem sempre podiam acampar por questão de ser arriscado (por motivos estratégicos ou de segurança mesmo).

Porém, acampamento estabelecido e montado, foi como viajar mil anos no tempo. Acender fogo com um ferro baseado num achado de Oseberg e um pedaço de pirita e uns tecidos carbonizados, mesmo no lugar mais úmido de Itariri, foi a primeira pequena vitória. Depois cozinhar ovos de codorna e fazer um mingau com maçãs, aveia e mel coroou a atividade. Tomar cerveja misturada com hidromel direto de uma moringa de cerâmica e falar bobagem ao redor da forgueira durante horas, enquanto  esperava a água ferver e a carne ficar pronta sobre um equipamento baseado em achados arqueológicos foi o que eu esperava do reenactment por anos e que nunca tive a oportunidade de realizar.

E de noite surgiu um dos primeiros problemas: banheiro. Digo, pra homens isso é tranquilo na maior parte do tempo, mas quando no grupo tem uma mulher com histórico de infecção a coisa complica. E ficamos pensando nisso. Reenactment é vivência, é aprendizado, mas não é por isso que vou enfiar uma espada afiada na cabeça de alguém só pra ter certeza de quanto ela corta. Não faz muito sentido colocar a integridade dos membros do grupo em cheque.

Aí tinha a questão do número 2. Como limpar e o que fazer depois com o tecido que usar? Lava? Joga fora? Enterra? Ou até que ponto a higiene seria observada? Tem coisas que talvez fossem comuns pra eles, mas que pra nós são imensamente incômodas, afinal.

Acampamento levantado, teve uma pausa. Eu iria escrever essa postagem logo depois disso, ainda em julho, mas surgiu na minha agenda a Old Norse, também do Rio de Janeiro e resolvi esperar pra postar aqui.

Novamente, não uma festa de reenactment, mas em que reenactors vão. O interessante dessa festa é que ela segue um script em determinado momento. Não é um "re"enactment, mas uma encenação de eventos, meio teatral, que faz uma imersão com o público. Uma ideia que é bastante interessante pra eventos de recriação mais ortodoxos que desejem passar pra uma audiência um determinado evento de forma mais didática e menos presa a narração de acontecimentos como numa escola tradicional.

O que me chamou a atenção nessa narrativa da ON foi a ideia da contação de história que é uma atividade bastante negligenciada na reencenação histórica em geral. Ela vez ou outra surge, mas não é tão presente como a música, por exemplo. E nesta festa ela é um pouco da força motriz da coisa toda. E é uma coisa pra qual os grupos que não são focados exclusivamente em combate deveriam se voltar mais pra ter uma recriação mais rica e principalmente pra explicar períodos históricos para leigos através de dramaturgia. Só frisando que ninguém precisa ser ator pra contar uma boa história, não estamos em uma área de teatro ou cinema, mas é uma forma, digamos, "escáldica" de se passar conhecimento. E como sempre digo em outros posts, reenactment é uma atividade educativa.

No dia da festa pude sentir uma outra coisa dos acampamentos de antigamente que foi a divisão do foco. Havia uma fogueira principal com as atividades da festa e outras coisas acontecendo paralelamente. Inclusive uma reunião espontânea de gente contando histórias engraçadas da vida na barraca do grupo Haglaz, onde passei duas noites.

As ideias de "festa", "reencontro" e "panelinha" (essa última no bom sentido, juro) não tem que ser excluidas da recriação histórica. Elas faziam parte da vida das pessoas que tentamos entender. Elas existiam assim como existem hoje e não tem nada de solene em um acampamento de homens bebendo diante da possibilidade de estarem em sua última noite vivos ou num acampamento de mulheres, crianças, idosos e homens se encontrando para uma grande celebração anual ou para um encontro político e comercial.

A ideia de se permitir vários micro-núcleos de pessoas mais chegadas dentro de um evento é fenomenal. Claro, na Oenach houve um pouco disso também. Isso me lembra a cena do acampamento no maravilhoso filme Henry V (erros históricos à parte, aquilo é Shakespeare e não um documentário). Em um acampamento de uma única noite, com uma marcha no dia seguinte e outro acampamento na próxima noite, não exite o conceito de "atrações" ou "programação". Existe gente que come e fala bobagem com os mais amigos antes de dormir.

E fizemos isso mesmo depois que a festa acabou. Depois de todos irem embora, continuamos na tenda por mais um dia e noite inteiros, cozinhando dentro dela pra espantar a umidade e o frio, improvisando de formas não autênticas pra tenda não ficar completamente ensopada, depois que parte da impermeabilização já tinha ido e por aí vai.

Choveu por dois dias e não tinha muito mais o que fazer. E como a casa com os banheiros ficava bem longe, era tudo feito no mato logo ao lado, já que no escuro nenhum dos outros que ali estavam enxergaria mesmo. Isso me lembrou do que ocorreu nos outros acampamentos da temporada: o ócio. Não é a toa que com frequência vemos resquícios de tabuleiros ou peças de hnefatafl e suas variantes nos pertences de pessoas enterradas. A vida de qualquer pessoa que viaje - e isso inclui comerciantes de guerreiros - é cansativa enquanto o sol brilha alto. Depois que se monta um acampamento, o que é impressionantemente rápido com certos tipos de tendas, você tem um tempo de 10-12 horas até amanhecer e partir. Se você dorme 8 horas, ainda tem um bom tempo pra jogar conversa fora ou se dedicar a outras atividades. E se você viaja com a mesma companhia por alguns meses, chega uma hora que o assunto acaba. Ainda mais quando você não tem internet e chega a ficar dias sem ver mais ninguém.

Agora meu passo seguinte é providenciar um bom tabuleiro ou pensar em bons passa-tempos históricos pro próximo "rolê recriacionista".

E embora oficialmente a temporada desse ano tenha acabado, o plano é continuar no extra-oficial, fazendo mais atividades do Escudo dos Vales. Continuando a busca pelo acampamento reenactor ideal.